Home Up Testes Proficiência Est. Colaborativos Est. Certificação Aplic. p/ 1 Único Lab.

 
 

Estudos de Certificação

Para esta aplicação, InterLab2.0 é o produto mais recomendado. Organizações produzindo materiais de referência desejam ter o contato mais próximo possível com os laboratórios que participam dos testes de certificação. Receber os resultados em tempo real é sempre desejável, de forma a produzir resultados da certificação de materiais de forma rápida. Com InterLab2.0, o coordenador pode receber os resultados já inseridos na base de dados, e esta tarefa é realizada pelo próprio laboratório que os produziu. Ele só terá de processar os dados após todos os participantes terem contribuído com seus resultados, e isto é muito rápido utilizando o InterLab2.0.

Neste aspecto, o produtor encarregado da preparação das amostras e coordenação do teste interlaboratorial para a certificação pode trabalhar de maneira similar àquela proposta para Testes de Proficiência.

A diferença aqui é que quando um produtor de Material de Referência não deseja tornar públicos os resultados do teste de certificação para os participantes, eles podem ser envolvidos apenas até a entrada de seus respectivos resultados no banco de dados.

Os valores de consenso podem ser obtidos após os dados originais serem filtrados contra a presença de dados espúrios (“outliers”), usando os testes de Cochran, Grubbs Simples, Grubbs Duplo ou de Prescott. Informação sobre estes testes pode ser encontrada na norma ISO 5725-2, exceto para o teste de Prescott, que é explicado no documento ISO/TC 102/TCR 5, ou nas publicações do próprio autor, cujas referências são fornecidas em referências.

Esta é uma maneira bem moderna de se conduzir testes de certificação, com a vantagem que os participantes podem ver e processar independentemente os resultados, quando isto é combinado com a coordenação. Com os recursos disponíveis nas empresas envolvidas, encontros podem ser realizados na forma de videoconferências, com todos os participantes acessando o mesmo banco de dados simultaneamente pela Internet. Não é necessário que todos viajem, às vezes longas distâncias, apenas para discutir aspectos particulares da avaliação estatística dos dados, ou detalhes da metodologia analítica sendo utilizada. Mudanças nos cálculos podem ser feitas durante o encontro pela Internet, e assim todo mundo pode ver os resultado, como se estivessem sentados juntos à frente do mesmo computador, fazendo exercícios de cálculo. Isto certamente significa um trabalho muito produtivo e econômico, da parte de todas as organizações envolvidas.

 

 
Questions or comments about this website, please contact us at: webmaster@kymi.com.br.
Copyright © 2007 KYMI